domingo, 30 de março de 2014

*Perdão*

Pensar e falar sobre perdão pra maioria de nós nem sempre é fácil, porque nos faz recordar de momentos difíceis, que tocam nosso coração principalmente se a “ferida” da mágoa ainda estiver aberta.

Como será que podemos fechar essa “ferida” ou pelo menos tentar cicatriza-la?

Quando pensamos em perdoar os outros por palavras e atitudes que tiveram contra nós (ou sobre o nosso auto-perdão  com relação as nossas próprias atitudes) a maioria de nós joga a responsabilidade de perdoar pra cima de Deus  dizendo“ EU TE DESCULPO,MAS PERDOAR ,DEUS QUE TE PERDOE” ou dizendo  “EU TE PERDOU,MAS NÃO QUERO TE VER NUNCA MAIS NA MINHA VIDA”, com a ferida aberta pra que se forçar a perdoar? Nunca será de coração, de verdade e sem mágoas.

Para plantar uma árvore, um coqueiro por exemplo, primeiro a gente planta as mudas,coloca adubo, rega com água e vai cuidando pra que um dia seja gerado novos frutos, porém sem entender esse processo de plantio ficaria difícil a colheita.

Perdoar requer muita paciência e principalmente entender o “processo” ou seja quais motivos aquela pessoa teve pra fazer oque fez comigo? Oque será que se passava dentro dela? Se eu acreditasse e estivesse na mesma situação eu faria e falaria a mesma coisa?

A maioria de nós demora muito tempo pra entender esses motivos e outras não, vai depender da nossa própria boa vontade e do tamanho da nossa mágoa.

E assim vamos aos poucos vendo aquela pessoa e situação de uma maneira diferente, sem necessariamente  precisar ter a pessoa do nosso lado, mas sentir dentro de nós que a ferida esta cicatrizando e quando menos esperamos ela simplesmente fecha ou seja perdoamos de coração e não porque uma crença diz que é importante perdoar, ou porque é bonito dizer “eu te perdoo” ,mas porque dentro de nós  compreendemos as coisas e conseguimos fechar a ferida.

Digo que se nas nossas ações diárias nós praticássemos pequenos “perdoes” como diz o texto sagrado se perdoássemos setenta vezes sete, mas as pequenas coisas, como uma resposta mal criada de alguém, o motorista que não para no ponto, o motorista do lado que não sabe dirigir, aquela pessoa bem “chatinha” do nosso trabalho etc! teríamos um pouco mais de facilidade de compreender e seguir em frente quando ocorrer uma situação mais grave.
Assim como ser humilde, perdoar também é passar por cima da nossa vaidade, prepotência, mas principalmente do nosso imenso orgulho e isso viiiixxxiiiiiiiiiii é bem mais difícil que perdoar.
                                                                                  





Nenhum comentário:

Postar um comentário